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terça-feira, 14 de junho de 2011

ETIQUETA EMPRESARIAL

Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto.
Para ser um empresário de sucesso ou até mesmo um profissional de sucesso não se pode fugir das regras de etiquetas, que de acordo com pesquisa realizada, apresentaremos as 10 consideradas pelo grupo fundamentais.

1- Roteiro de auto conhecimento.
Quando entra ou se monta uma empresa você precisa saber que você é, para fazer seu marketing pessoal.                   
02- Devem-se seguir regras para cumprimentar e apresentar pessoas.
03- Etiqueta ao telefone
Tenha sempre papel e caneta e anote os recados; pergunte se o outro pode falar naquele momento; desligue o celular em reuniões, eventos e locais públicos – a menos que esteja aguardando uma ligação urgente!
04- Etiqueta na Secretária Eletrônica
Os recados e as mensagens de gravação devem ser curtos. É inconveniente gravar uma trilha sonora demorada, ou deixar recados engraçadinhos. Da mesma forma, ao ser atendido por uma secretária eletrônica, as mensagens devem ser breves.
05- Etiqueta no elevador:
Nos elevadores, o homem sempre deve segurar a porta para a entrada da mulher. Da mesma forma, os idosos têm a preferência.
· Se duas pessoas forem descer no mesmo andar, o homem, ou a pessoa mais jovem, deve abrir a porta para que a mulher ou o mais idoso saia do elevador.
· Em elevadores de empresas, o homem deve entrar após a mulher e permitir a passagem para que ela saia primeiro. Se o elevador estiver muito cheio e essa delicadeza representar incômodo para as pessoas, o homem deve pedir licença e sair primeiro.
· Qualquer pessoa que entra no elevador deve cumprimentar aqueles que já estão dentro.
06- Etiqueta na Internet:
· Não repasse e-mails duvidosos, correntes, piadas e boatos; Responda todos os e-mails rapidamente.
· Não faça spam (propaganda sem prévia aceitação pelo receptor); Preste atenção na gramática, ortografia e na pontuação.
· Use a internet para aprimoramento pessoal e profissional.
07- Pergunta indiscreta
Nunca deve-se perguntar a uma mulher se ela está grávida. Se ela realmente estiver esperando um bebê não há problema, mas se, por outro lado, ela só tiver engordado, a situação é muito constrangedora.
08- Uma recomendação importante:
Quando você se apresentar a alguém, não se intitule doutor, professor etc. Se você é doutor, professor ou magistrado, todos saberão no momento oportuno. Isso não é de bom tom na hora da apresentação. Você deve apenas dizer o seu nome.
09- Dicas importantes ao vestir no ambiente de trabalho:
· na dúvida opte pelo clássico; cuidado com a moda e os modismos.
· cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurança; cores claras engordam e passam descontração; faça uma composição que equilibre estes dois fatores.
· roupas discretas em cores harmoniosas
· fuja à tentação do jeans; cuidado com o perfume!
· escolha relógio e acessórios que complementam sua roupa; cuidado com os excessos;

10- Dicas de almoço e jantar de negócios:
· Almoço ou jantar de negócios: quem convida paga a conta;
· Opte por refeições e bebidas leves; lembre-se que a finalidade é comercial e não nutricional;
· Evite: palitar os dentes, mastigar com a boca aberta, cotovelos na mesa, olhar só para o prato, arrastar a cadeira, comer antes de todos estarem servidos, chamar o garçom por outro nome, usar o celular.

CATIELI, LEIA MARIA, LILIANA, LUCIANA, SOLANGE 

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