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terça-feira, 14 de junho de 2011

Aspectos a serem observados em Etiqueta Empresarial


Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e bom gosto. Diferentemente do que muita gente pensa, essas regras não são privilégios de uma determinada classe social, qualquer pessoa pode aprendê-las e fazer delas uma ferramenta a seu favor. É importante considerar que neste mundo altamente competitivo, as pessoas que cultiva bons modos têm mais chances de ascensão pessoal e profissional. Esse tipo de comportamento fino e de bom gosto, com certeza faz a diferença entre o sucesso e o fracasso; entre o avançar ou ficar para traz. Lembre-se que ser gentil, sincero e atencioso, é a regra mestre para granjear respeito e confiança.
Viver com cordialidade e segurança no trato social é algo que parte de uma importante premissa: conhecer a si mesmo e a cultura do ambiente onde vivemos.

Roteiro de autoconhecimento:
Quem é você? Que características o tornam uma pessoa interessante e                especial?
O que você faz? Qual sua formação?
Qual sua imagem perante os demais?
O que tem a oferecer?
Quais seus pontos fortes e habilidades?
Quais são seus pontos a desenvolver?
Sua imagem pessoal e profissional está adequada para a instituição que você     representa?

Regras para cumprimentar e apresentar pessoas
Há uma regra básica para todos os tipos de apresentação: quem quer que esteja se apresentando ou sendo apresentado, deve sorrir e olhar a pessoa nos olhos. Seriedade e tensão não funcionam bem nas apresentações.
Outra coisa importante que deve ser observada tanto por homens como por mulheres é que o tapinha nas costas e os beijinhos devem ser evitados sempre, a menos que haja grande intimidade entre eles e a ocasião permita esse tipo de carinho.
Ao ser apresentado, se estiver sentada, a pessoa deve se levantar. Esta regra se aplica aos homens.

Etiqueta ao telefone
Ter bons modos ao telefone pode fazer uma diferença enorme na carreira de uma pessoa.
Telefone é uma ferramenta disponibilizada pela empresa para que possa realizar o trabalho. Não é para fazer ligações particulares, para falar o que acontece em casa ou com os amigos. É para realizar o trabalho, exclusivamente. Muitas pessoas acabam o utilizando de maneira errada porque perdem tempo, chamam atenção, atrapalha quem está trabalhando ao lado porque fala alto. O celular também deve ser usado com moderação, pois muitos falam sobre assuntos particulares, fala alto e atrapalha. Então, saia da sala para resolver o assunto, mas de forma breve porque o tempo inteiro as pessoas são observadas.

Dicas de vestimentas
Na dúvida opte pelo clássico; cuidado com a moda e os modismos
cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurança; cores claras engordam e passam descontração; faça uma composição que equilibre estes dois fatores.
Roupas discretas em cores harmoniosas.
Fuja à tentação do jeans; cuidado com o perfume!
Escolha relógio e acessórios que complementam sua roupa; cuidado com os excessos; a gravata também é um acessório.

Etiqueta na internet
A empresa disponibiliza ferramentas como MSN, e-mail e internet, e as pessoas não sabem como utilizá-las corretamente. Em e-mails, por exemplo, não é para trocar piadinhas ou informações que não estejam relacionadas à área de trabalho. Assim como o MSN, com bate-papo com colegas: isso toma um tempo do trabalho. E a internet, que deve ser uma fonte de pesquisa relacionada às atividades do profissional, e não fora do foco. Tempo acaba sendo perdido e atrapalha as outras pessoas porque chama atenção de quem está por perto.

Etiqueta no elevador
Nos elevadores, o homem sempre deve segurar a porta para a entrada da mulher. Da mesma forma, os idosos têm a preferência.
Se duas pessoas forem descer no mesmo andar, o homem, ou a pessoa mais jovem, deve abrir a porta para que a mulher ou o mais idoso saia do elevador.
Em elevadores de empresas, o homem deve entrar após a mulher e permitir a passagem para que ela saia primeira. Se o elevador estiver muito cheio e essa delicadeza representar incômodo para as pessoas, o homem deve pedir licença e sair primeiro.
Qualquer pessoa que entra no elevador deve cumprimentar aqueles que já estão dentro.

Etiqueta em reuniões
O primeiro aspecto é não chegar atrasado, pois isso pega muito mal. Outra questão é não deixar o celular ligado. Atender então, nem pensar, pois provavelmente falará de algum assunto particular. Procure o manter desligado para não atrapalhar os outros. A maneira de se colocar também é muito importante porque é necessário deixar o colega falar, todo mundo deve ter oportunidade de se colocar. Isso já é uma regra de educação para não atrapalhar o andamento do trabalho dos outros.

Dicas de etiqueta empresarial:

Pontualidade é ponto de honra;
Roupas discretas sem modismo;
Nunca se esqueça que a primeira impressão é a que fica;
Tenha sempre cartões profissionais disponíveis;
Porta aberta não significa entre;
Pare à porta sorria, peça licença, ao ser autorizado entre cumprimente com a expressão adequada ao horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele;
Ao conversar olhe nos olhos;
Aprenda a ouvir;
Não se distraia durante a conversa;
Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira, como também não sente na beirada da cadeira. Ao sentar esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.


As pessoas que não dominam a etiqueta profissional, na maioria das vezes, nem se dão conta das gafes que cometem, denunciando sua falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a imagem da empresa onde trabalham.
O mundo de hoje é das pessoas que fazem acontecer, daquelas que se compromete, se engajam em causas justas, dos que têm vontade de aprender e de serem cada vez melhores.

Etiqueta no trabalho é usar o bom senso para todas as ações, seja falar com as pessoas, maneira de se vestir e como tratar os outros. Seja educado na hora de solicitar informações e use as palavras mágicas como ‘por favor’ e ‘bom dia’. Isso não faz mal para ninguém e ajuda bastante a deixar o ambiente de trabalho mais agradável.

Adriana, Gilberto, Hugo, Lilian, Mariana

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