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terça-feira, 14 de junho de 2011

ETICA EMPRESARIAL

1-Regras para Cumprimentar e Apresentar Pessoas
   As regras de etiqueta são uma espécie de código através do qual nós informamos aos outros que
somos preparados para conviver harmoniosamente no grupo. Essas regras tratam basicamente do
comportamento social, e englobam desde o modo de vestir-se adequadamente às diversas ocasiões,
até os modos de comer, de freqüentar ambientes públicos e, principalmente, de como se relacionar
com as pessoas. Por isso, vamos começar falando da etiqueta dos cumprimentos e apresentações.
  Há uma regra básica para todos os tipos de apresentação: quem quer que esteja se apresentando ou sendo apresentado, deve sorrir e olhar a pessoa nos olhos. Seriedade e tensão não funcionam bem
nas apresentações. Outra regrinha diz que:
  “A pessoa mais importante é quem recebe a outra e tem seu nome dito primeiro. No meio
empresarial, é interessante dar ao cliente essa importância maior."
2-Roteiro de Autoconhecimento:
 Quem é você? Que características o tornam uma pessoa interessante e especial?
   O que você faz? Qual sua formação?
   Qual sua imagem perante os demais?
   O que tem a oferecer?
   Quais seus pontos fortes e habilidades?
   Quais são seus pontos a desenvolver?
    Sua imagem pessoal e profissional está adequada para a instituição que você representa?

3-Etiqueta ao Telefone:
  -Tenha sempre papel e caneta e anote os recados; pergunte se o outro pode falar naquele
momento; desligue o celular em reuniões, eventos e locais públicos – a menos que esteja
aguardando uma ligação urgente!

  4-Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas como digitar, mexer com papéis etc.
A pessoa do outro lado, com certeza, vai perceber e pode achar que você não está lhe dando a
devida atenção.

  5-Se você recebeu a ligação e precisa de algum tempo para dar
uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e a
que horas telefonará.

  6-Sua voz deve soar calma e agradável, por mais que esteja sobrecarregado de trabalho.
E lembre-se: quem faz a ligação deve desligar primeiro.


Etiqueta no elevador:
  7- Nos elevadores, o homem sempre deve segurar a porta para a entrada da mulher. Da mesma
forma, os idosos têm a preferência.
    Se duas pessoas forem descer no mesmo andar, o homem, ou a pessoa mais jovem, deve
abrir a porta para que a mulher ou o mais idoso saia do elevador.
    Em elevadores de empresas, o homem deve entrar após a mulher e permitir a passagem para
que ela saia primeiro. Se o elevador estiver muito cheio e essa delicadeza representar
incômodo para as pessoas, o homem deve pedir licença e sair primeiro.
    Qualquer pessoa que entra no elevador deve cumprimentar aqueles que já estão dentro.

Etiqueta na Internet:
8- Não repasse e-mails duvidosos, correntes, piadas e boatos; Responda todos os e-mails
rapidamente
  Não faça spam (propaganda sem prévia aceitação pelo receptor); Preste atenção na
gramática, ortografia e na pontuação
  Use a internet para aprimoramento pessoal e profissional.

Você é o seu produto
  9-Sempre que puder, participe de reuniões, happy hours e passeios com os colegas do trabalho ou do
clube. Pratique esportes coletivos, porque além de ajudarem você a manter a saúde, também
oferecem importantes oportunidades de promover a sua imagem. Seja participativo. Claro que isto
requer tempo, mas fazer o marketing pessoal envolve dedicação de tempo.

PROMOVA-SE
  Modéstia à parte. Isto mesmo: ponha a modéstia à parte e fale dos projetos que você está
desenvolvendo, as conquistas que obteve. Se tiver talento para escrever, escreva artigos para
jornais. Apareça.

Perigo o que evitar no trabalho
  10-Explorar tendências modernosas na roupa de trabalho. Estar na moda é menos importante que representar bem o seu negócio, a não ser para profissionais do setor “fashion”. Excesso de produção que pode comprometer o conforto e a imagem profissional.
Trajes exóticos ou descontraídos demais, destoando do ambiente.
Sobrepor cores ou estampas em uma aquarela que pode cansar.
Usar justos, curtos, transparências, fendas e decotes. Discrição no trabalho não é apenas
recomendável, mas imprescindível.
Roupas que envelhecem o visual ou muito "lolitas".



ALESSANDRA, CAROLINA BISPO, CINTHIA, EDINALVA, LUCIANA, MARIA CRISTINA, MARIA MARTA. 

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