Comentários

As postagens dos grupos estarão abertas para usuários cadastrados comentarem. Assim você deve se cadastrar para formalizar a sua participação!

domingo, 10 de abril de 2011

A Visibilidade da profissão de enfermeiro: Reconhecendo conquistas e lacunas.

Após a leitura do artigo, vemos que Joseph Schumpeter, após estudos de Richard Cantilon, conhecido como o primeiro grande teórico economista a definir a função do empreendedor que pode ser: criador de novas combinações, implantação do novo. Surpreende com coisas novas, não necessariamente inventadas, mas sim: captar deficiências que não foram solucionadas, criando técnicas para programar as técnicas já existentes de maneira mais inovadora.
A enfermagem tem se mostrado atuante nas áreas de pesquisa, ocupando seu espaço profissional, sabendo–se que atitudes individuais formam o coletivo.
O enfermeiro não é o auxiliar do médico, e sim, é um profissional que tem conhecimento aprofundado, podendo ser especialista em varias áreas, exercer a função de coordenador, educador entre outras funções.
A visão do enfermeiro antes era que: pessoa que se vestiam de branco para serviços sociais. Pessoas que ganhavam pouco e, por este motivo seus serviços eram desqualificadas. Hoje em dia o enfermeiro é associado à imagem do médico. Os estudantes que participaram dos artigos descreveram o que pensavam da profissão enfermeiro, muitos não sabiam do valor e autonomia que o mesmo exercia. Após graduarem-se, tinham suas mentes voltadas ao trabalho em Instituições Privadas, não conseguiam pensar possibilidades montar o seu próprio negócio.
Empreendedorismo é pensar de maneira inteligente, desvencilhar-se do medo e buscar  novas alternativas dentro da áreas de conhecimento, podendo oferecer serviços não prestados antes.


Barbara Brainer, Elaine Gresiela, Josimara Alberto, Marli Machado, Meire de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário