Com base nas aulas de empreendedorismo, pensamos em várias características a ser observada no empreendedor, não importa sua classe social e sim como ele se tornou um verdadeiro empreendedor, capaz de ter sua autoconfiança e ao mesmo tempo correr riscos, então elaboramos algumas perguntas e respostas de tudo que entendemos em aula e vamos apresentá-las, além de uma entrevista com um empreendedor em potencial, onde nos mostra seus objetivos.
Então como podemos identificar uma pessoa empreendedora? Várias são as características que fazem parte do perfil de uma pessoa empreendedora, dentre elas podemos citar:
1. Autoconfiança. Sentir-se seguro em relação aos seus propósitos, ao seu projeto. Mesmo tendo muitas opiniões contrárias podendo agir com firmeza e determinação para atingir o seu objetivo.
2. Automotivação. Não necessita do “empurrão” de outros para se animar. Encontra forças em si mesmo diante dos desafios. Mesmo diante de algum fracasso encontra sempre um motivo para recomeçar.
3. Criatividade. Capacidade de encontrar soluções viáveis para solução de problemas. Capacidade de criar novos produtos e serviços. Capacidade de encontrar novos caminhos, novos processos. Tem sempre uma sugestão, mesmo que não seja a melhor.
4. Flexibilidade. Pessoas inflexíveis têm muitos problemas para o recomeço quando necessário. A flexibilidade habilita para rever posições, assumir o novo, ceder quando preciso. Ouvir as idéias e sugestões e aceitá-las quando for o caso, mesmo que isso signifique uma grande mudança no projeto.
5. Energia. Que tem seu negócio próprio, dificilmente trabalhará oito horas por dia. Serão doze, senão catorze horas de trabalho diariamente. É preciso ter “pique”, muita energia até o negócio poder caminhar sem necessidade de acompanhamento “full time”. Tem que suar a camisa.
6. Iniciativa. Capacidade para agir de maneira oportuna e adequada sobre a realidade, apresentando soluções, influenciando acontecimentos e se antecipando às situações.
7. Perseverança. Capacidade de manter-se firme e constante em seus propósitos, porém, sem perder a objetividade e clareza frente às situações (saber perceber limites).
8. Resistência à frustração. Este é um item de muita importância no perfil do empreendedor. Não são poucos que abrem um negócio que não tem vida longa. Há sempre um recomeço. Este item está muito ligado à perseverança e a motivação.
9. Disposição para assumir riscos. São muitos os riscos que o empreendedor assume ao criar seu negócio. Risco do abandono do emprego, riscos financeiros, riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar.
Uma pergunta que constantemente é feita, as pessoas nascem empreendedoras ou podem ser formadas?
Em primeiro lugar é preciso deixar bem claro que os empreendedores não são pessoas do outro mundo, são deste mundo mesmo. São pessoas simples como você. Podem nascer com espírito empreendedor e também podem ser formados. São reconhecidos pela sua capacidade, pela sua ousadia, pelas suas quedas e pelo seu recomeço. Pelo sucesso e pelo seu insucesso. São ativas. Existem em quantidades ilimitadas e diversificada ao longo do tempo. São influenciados em parte pela genética, em parte pela formação familiar, pelas experiências profissionais e também pelo ambiente econômico.
Com base nas perguntas e respostas entrevistamos um empreendedor que começou em casa e fazendo seus próprios horários de maneira flexível, onde com um bom produto/serviço, e com um excelente atendimento pôde fidelizar seus clientes, começou a vender seus produtos e obteve lucro para abrir uma pequena empresa, onde seus ganhos aumentaram mês a mês.
Perguntas ao Empreendedor (a):
1) Que tipo de empresa você possui?
Tenho uma empresa de chocolates e bombons entre outros produtos derivados do chocolate.
Como começou:
Comecei a trabalhar em casa, pois precisava melhorar a renda familiar, então comecei a fazer chocolates para vender na faculdade para ajudar a pagar. Comecei com excelentes produtos, isso foi o diferencial, pois além de ter produtos de qualidade, os enfeitava e fazia chocolates com recheios cada vez mais diferentes do que o que vendia e o que era de costume. Assim comecei a ter cada dia mais clientes e vender mais, onde eram muito os pedidos. Comecei pedindo a uma amiga de confiança um empréstimo de R$200,00 e no mesmo dia vendi tudo e dali para frente, vi que podia dar lucro. Devolvi o dinheiro emprestado e comecei à crescer cada dia mais.
2) Qual o objetivo da empresa:
Oferecer produtos de primeira qualidade, e diferentes que conquistam novos clientes a cada dia. Além de gerar uma renda satisfatória e empregos.
3) O que você fez quando começou e continua fazendo:
Quando comecei, tinha a certeza de que um produto de qualidade seria o ponta pé inicial para fazer meus bombons e conquistar cada dia mais clientes. Hoje continuo fazendo o que comecei e acredito muito na minha capacidade de arriscar e ousar mesmo diante dos obstáculos, sempre tendo alternativo como foco, decisão e responsabilidade e o principal, nunca desistir, persistindo até que as coisas comecem a funcionar adequadamente, sabendo transformar idéias boas em negócios bons.
4) O que você fez e não continuaria fazendo:
Faria tudo do mesmo jeito. Não mudaria em nada.
5) Qual sua visão sobre sua empresa e você como empreendedor de grande potencial:
Tenho por mim, que temos que ter uma “visão helicóptero”, sempre visionando vários cenários alternativos como pior, provável e melhor. Como empreendedor, sempre me imaginei uma vencedora mesmo diante ameaças e obstáculos e ver o “fracasso” como oportunidades de aprendizado. Crio equipes, delego, acredito-nos outros para obter resultados por meio de outros. Lidero, defino objetivo, direcionando esforços e dirigindo harmonia x trabalho. E o mais importante, não fico parada reclamando, ou criticando, mas arregaço as mangas rumo a uma solução e um trabalho bem elaborado.
Leia Maria do Nascimento, Solange Maria dos Santos Novais, Luciana dos Santos Silva, Catieli Martins da Silva, Liliana Perin de Iaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário